top of page
Chamada de Comunicações

​

 

Karl Polanyi defendia que a economia é uma realidade substantiva, um processo institucionalizado de interação humana que visa a satisfação de necessidades materiais, e não uma realidade formal assente numa relação lógica entre meios e fins. Compreender uma economia enquanto realidade substantiva implica situá-la no seu contexto histórico, geográfico e institucional, e requer que se leve em conta factores de ordem social, política, jurídica, cultural, tecnológica e ecológica que, em conjunto, a configuram. Estas várias dimensões das economias estavam presentes no trabalho dos fundadores da Economia Política, mas, ao longo do tempo, foram-se autonomizando em disciplinas científicas separadas. Contudo, todas estas perspectivas são importantes para a construção de teorias, métodos, conceptualizações e práticas associadas a um estudo integrado da economia, indo para lá das concepções formais, a-históricas a-geográficas e a-políticas da economia convencional, que assentam na aplicação do princípio universal de optimização individual e num campo de estudo circunscrito ao problema da escassez de meios face a fins alternativos.

​

De modo a contribuir para um debate inter- e transdisciplinar da economia, a Associação Portuguesa de Economia Política anuncia a chamada de comunicações para o seu Primeiro Encontro Anual, a ter lugar em Lisboa, no ISCTE-IUL, subordinado ao tema “A Economia Enquanto Realidade Substantiva”. O Encontro visa congregar todos aqueles que, nas mais diversas áreas disciplinares, tenham como objecto de estudo a economia enquanto realidade substantiva, situada histórica, geográfica e institucionalmente.

 

Aceitam-se comunicações que tratem, entre outros, os seguintes temas, dando a devida atenção à dimensão histórico-espacial na sua análise:

​

  • Ideias económicas e mudanças institucionais

  • Estado e outras instituições

  • Papéis e limites dos mercados

  • Crescimento económico e mudança estrutural

  • Distribuição, Redistribuição e Desigualdades

  • Regiões e territórios

  • Poder e valores 

​

Podem ser apresentadas propostas de comunicações ou de paneis temáticos compostos por três comunicações. As propostas deverão ser apresentadas na língua das comunicações, podendo-se optar pelo português ou inglês.

​

bottom of page